sábado, 19 de dezembro de 2015

Whatsapp - Fora do ar. Benefícios e malefícios.

Temos vivido o auge até então da era digital. Um processo de digitalização de tudo quanto há, seja no meio pessoal, profissional, tecnológico.. e como quase tudo nessa vida, não seria diferente sobre existir os prós e os contras com relação a essa modernidade digital toda onde os aplicativos de relacionamento se incluem significativamente.


Essa semana tivemos uma rápida demonstração dos pontos negativos, em certos casos, quando por decisão judicial uma das ferramentas sociais mais utilizadas, o Whatsapp, teria sido impedido de funcionar por 48 horas, começando a valer a partir das 0h da última quinta-feira de dezembro (17).

A decisão judicial ocorreu no dia 16 de dezembro tendo como motivo um caso de investigação criminal que aconteceria também por meio do aplicativo, porém negligenciado pela empresa. A decisão portanto serviria como forma de represália.


A decisão para o bloqueio ap uso do aplicativo foi dada pela justiça de São Paulo e teria divido opiniões, motivo pelo qual foi discutido imediatamente sobre essa decisão e decidido pela justiça novamente que os benefícios que o uso do Whatsapp teria são muito mais relevantes que os malefícios. Portanto teria sido decidido a volta da funcionalidade normal do aplicativo no próprio dia 17 de dezembro, última quinta-feira, no início da tarde.


A decisão judicial determinava que as operadoras de celulares bloqueassem o acesso ao aplicativo de todos os usuários do país, impedindo assim uma circulação de informações, talvez um tanto informais, porém relevantes com base no fluxo de informações que ocorre na atualidade. Alguns representantes das operadoras de celulares, opinando sobre a decisão do bloqueio do uso do aplicativo, constaram motivos favoráveis tais como que o aplicativo estaria bruscamente substituindo os serviços de telefonia fornecido pelas operadoras, desde mensagens de texto até ligações feitas dentro do aplicativo, haja vista que todo o uso dessas ferramentas do aplicativo não requerem créditos das operadoras como requisito para a sua funcionalidade, porém, apenas uma conexão á internet. Seja por meio de Wi-fi ou pacotes de internet móvel concedido pelas próprias operadoras de celulares que têm se esforçado e se adaptado ás novas demandas dos seus usuários por conta da já citada era digital. Porém outras operadoras entraram com recurso imediatamente, alegando que afetaria instantaneamente nos serviços prestados como os pacotes de internet móvel dito, que foi o caso da Operadora Oi, por exemplo. Esse recurso teria sido requerido ainda na própria quarta-feira (16), e teria a expectativa de uma decisão favorável até ás 22 horas da última quarta-feira.

A notícia repercutiu instantaneamente entre os usuários e acompanhadores do uso do aplicativo, tendo dessa vez as duas decisões dividias sobre as opiniões dos expectadores.


O uso vasto do aplicativo por diversos motivos é inquestionável, tanto é que no primeiro momento do bloqueio ao uso do Whatsapp, outro aplicativo sinônimo com relação ás ferramentas fornecidas pelo zap-zap, assim chamado por parte de seus usuários, teria ganhado cerca de 1,5 milhão de novos usuários. Nesse sentido percebemos que não da pra negar o uso á essa parcela de usuários que provavelmente, em sua boa parte utiliza o app por motivos de trabalho.


Sobre as posições das operadoras, algumas se mantiveram inertes sobre as decisões, provavelmente por conta dos motivos já citadas. A crítica feita portanto, está fundada sobre a inquietação de operadoras de celulares quanto á perca de mercado sobre recargas de créditos das operadoras, por exemplo, devido as ferramentas que aplicativos desse tipo proporcionam aos seus usuários que dispensam tais créditos. A maioria das operadoras já estudam e tentam acompanhar ás novas demandas dos usuários se adequando aos serviços solicitados, e cá entre nós, é o curso normal do mercado. A concorrência não da moleza e ainda requer sim a todo momento adaptações de mercado para continuarem vivas.


Não fica aqui na matéria, nenhum apoio ou silêncio sobre o negligenciamento da empresa do Whatsapp ao negar informações que contribuíssem com as investigações, porém esse é um assunto criterioso e que a justiça discute.


Por outro lado, se encontram as inovações tecnológicas que a todo momento contribuem significativamente com todos os aspectos, inclusive em investigações, no judiciário, na expansão da informação...


O impedimento do aplicativo funcionar é com certeza repudiado por uma parcela majoritária de seus usuários, com base nos benefícios proporcionados.
E como dito. O Avanço tecnológico está aí, a era digital está aí, o mercado continua crescendo e cada vez mais competitivo tanto quanto ás exigências desse mercado, ao passo que a regressão aos meios tecnológicos literalmente não seria um avanço.



Por: Ronalth Santiago

2 comentários: