domingo, 10 de janeiro de 2016

PERSONALIDADE!

Antes de mais nada, a matéria continua uma linha de pensamento próprio do autor com base na essência humana, a qual explica muito das relações humanas.

Pois bem, dado o tema pelo título, e mais um tema difícil, vamos falar de você e de mim, e de cada um como ele essencialmente é. Isso, a personalidade.

Quando se fala em personalidade, logo pensamos muito sobre o gênio pessoal, o comportamento pessoal, as características pessoais e muito mais. Sim, tudo isso é parte dessa tal personalidade.

PER-SO-NA-LI-DA-DE _ Pela etimologia da palavra, personalidade vem do latim personare -persona, que significa ressoar, máscara.

Personalidade em um conceito próprio diz respeito ao comportamento, pensamento e materialidade do indivíduo, ou seja, suas emoções, modo de agir e pensar. Nesse sentido, o estudo sobre a persona de cada ser, ou seja, a máscara que ele apresenta nada mais é que a essência do indivíduo.

A personalidade em sua formação, pode se destacar em pelo menos dois fatores: o genético e o temporal (histórico). Mas como assim? Quer dizer que minha personalidade é construída e que a história da Gabriela - Minissérie -  é mentira?
A resposta é não, necessariamente. Isso a partir da formação da personalidade citada anteriormente.

É o seguinte, como dito, a personalidade é formada a partir de pelo menos dois aspectos essenciais, o genético e o temporal.
Quando dito do aspecto genético, essa carga de formação da essência do indivíduo está ligada á herança hereditária do indivíduo, ou seja, ele herdou características de seus ascendentes e isso contribuirá para a formação completa da sua essência.
Nesse sentido, o "eu nasci assim, eu cresci assim..." - Gabriela - tem partes verídicas. A sua essência realmente é algo que você nasceu com traços pré-definidos.. Você irá entender melhor a seguir.

Por outro lado, a respeito da parcela temporal na formação da personalidade, isso está ligado ao meio. Sim, o meio que o indivíduo cresce e é formado nos seus primeiros anos de vida.
Isso é o meso que dizer que a pessoa é parte daquilo que ela vê, experimenta, sente, etc. nos seus primeiros aninhos de vida, lá quando ainda é uma criancinha cheia de curiosidade e que o interesse pelas coisas é de fato aguçado.
A psicologia vai dizer que o indivíduo será quando adulto, a sombra, ou a expressão daquilo que ele viveu e de como ele viveu até pelo menos os 5 anos de idade. Pela ciência então, o indivíduo, apesar dos traços genéticos já herdados desde a embriologia, só tem a sua personalidade formada parcialmente com o desenvolvimento do ser a partir do meio que ele estiver crescendo.
Num futuro portanto, será comum o indivíduo buscar uma referência histórica da sua vida a explicação para o porque dele se portar de tal maneira.

Depois dessas pequenas informações, entendemos melhor o que acontece com a construção da personalidade de cada ser, e porque é diferente de um para outro. Tudo está ligado á genética ascendente e ao meio que ele experimentou enquanto criança. A partir daí, ele terá a sua personalidade pré-definida e começará a expressar as características próprias que dizem respeito á sua persona. Então, humor, facilidades e limitações, medos, desejos, perspectivas, conceitos... começam a se formar para o indivíduo, e a partir disso, ele fará escolhas, estará sujeito mais uma vez ao meio que vive, porém dessa vez com traços da sua personalidade mais impostas que antes ao passo das suas escolhas e isso explica muito o porque de como as coisas são e acontecem para um, e para outro ser, não necessariamente iguais. E nem tudo será explicado, haja vista que a influencia de terceiros contribuirão la na primeira fase da construção de personalidade, quanto em toda a vida do indivíduo.

Disso tiramos que o ser humano, a partir da sua personalidade, e ela tão ligada ao meio, sofre influências e o ser humano não será necessariamente o que ele quer. Ele é herança hereditária e histórico do que viveu. Devido á essas influências que ele sofre.
Um fato curioso, e triste muitas das vezes, é que o indivíduo naquele seu primeiro momento - até os 5 anos - participa de algumas realidades, experimenta coisas que refletirão pro resto da sua vida, e poderá ser entendido melhor com ajuda de psicólogos e até mesmo um estudo particular sobre tais coisas. Isso damos o nome aos traumas.Todos nós temos traumas. E eles se dividem em dois tipos.. os que estão localizados no consciente da pessoa, e os que estão no inconsciente. Proposta para uma nova matéria.

A matéria vem nos deixar um recadinho, pode ser?
Especialmente aos papais, e aos adolescentes que por vezes sofrem tanto por não entenderem porque são de uma ou de outra forma. Essa matéria talvez ajude vocês a procurarem saber mais um pouco sobre a construção da essência humana. Da sua PERSONALIDADE.

Mas a proposta é aos papais, e a todos que serão propositalmente ou nem tanto proposital pais no futuro. E quando eu digo pai, não é necessariamente o pai biológico. Entenda também pai como pai e mãe, ou seja, quem é responsável pela vida de outro ser ainda considerado incapaz.

A matéria chama vocês então, a submeterem todos os indivíduos que se formam ao seu redor com a maior atenção. E nesse momento, nem só os pais são tão responsáveis. Você que talvez nunca seja pai, mas que participa o tempo todo com certeza da vida de crianças, a contribuírem da melhor forma possível com a formação desse ser que se forma. Saiba contribuir com quem dependerá de tudo aquilo que vive quando pequeno para o resto da sua vida. Ensine-o o caminho certo, mas permita-o sempre a saber que existem outros caminhos. Dê a ele a opção de escolher, porém tutelado por você, e nesse momento seja o mais humano possível.

Quando indivíduos crescem com o parecer de que nada é limitado, e que a diversidade de personalidades, pessoas, escolhas é imensurável. A aceitação própria talvez tenha um caminho menor até chegar a estes.

Por fim, que a formação de pessoas não seja limitada, porém tutelada sempre para o bem comum, e para o próprio bem. Eu vejo um futuro em tudo isso, afastando talvez tantos problemas sociais (tema de mais uma provável matéria) que encontramos no meio. Sim, aquele meio que influencia na formação dos futuros indivíduos. Esse meio precisa ser bom. Contribuamos para isso.











Por: Ronalth Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário